Rua Pinheiro Guimarães, 43 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ faleconosco@oftalmorio.com.br (21) 3043-0200

10 fatos curiosos (e extraordinários) sobre os olhos

20/03/2017


10 fatos curiosos (e extraordinários) sobre os olhos

Pequenos, responsáveis por boa parte da estética facial, o órgão responsável pela visão inspira algumas curiosidades. Levantamos aqui 10 fatos curiosos e muito interessantes para você conhecer um pouco mais sobre os olhos!

1. Cada olho de 107 milhões de células, todas sensíveis à luz.

2. os olhos demandam cerca de 65% da atividade cerebral para nos fazer enxergar. Isso é mais do que qualquer outra parte do corpo.

3. As pupilas dilatam e podem aumentar até 45% quando olhamos para alguém que amamos.

4. Não apenas 50, mas os olhos conseguem diferenciar 500 tons de cinza diferentes!

5. Existem pessoas que nascem com um olho de cada cor, uma anomalia conhecida como heterocromia.

6. O músculo responsável por fazer o olho piscar é o mais rápido do corpo. Uma piscada dura entre 100 e 150 milissegundos. Um olho é capaz de piscar 5 vezes por segundo e a média é de 17 piscadas por minuto passando de 14 mil vezes por dia!

7. Todo mundo nasce daltônico. Ou seja, ao nascer, temos pouca capacidade de distinguir cores, mas com o passar dos meses, a visão vai amadurecendo e se desenvolvendo até que possamos distinguir uma infinidade de cores.

8. A íris é única, como uma impressão digital. Mas ao invés de 40 características únicas, como a impressão digital, a íris possui 256. Isso torna o escaneamento de íris mais seguro do que o de digitais para identificação de um indivíduo.

9. Os olhos são capazes de processar 36 mil bits de informação por hora.

10. Os olhos tem ótima capacidade de regeneração de lesões. Com os devidos cuidados, uma lesão de córnea leva em torno de 48 horas para se recuperar.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre seus olhos, lembre-se de cuidar muito bem deles indo ao seu oftalmologista uma vez ao ano, pelo menos!


Deixe seu comentário

Comentários para "10 fatos curiosos (e extraordinários) sobre os olhos"

Aproveite e seja o primeiro a comentar!