Rua Pinheiro Guimarães, 43 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ faleconosco@oftalmorio.com.br (21) 3043-0200

As vantagens de usar LenSx® Laser na cirurgia de Catarata

01/08/2016


As vantagens de usar LenSx® Laser na cirurgia de Catarata

Graças à tecnologia, as cirurgias de Catarata estão cada vez mais modernas e isso vem de encontro ao fenômeno do envelhecimento da população brasileira, que, com maior expectativa de vida, está cada vez mais propensa à patologia.

Numa breve linha do tempo, podemos lembrar de momentos importantes dessa evolução:

  • Na década de 60, o procedimento realizado na operação de Catarata era de extrema complexidade envolvendo anestesia geral, longo período de internação, medicação sistêmica, incisões superiores a 14 mm e uma série de cuidados pós-operatórios além de lentes de óculos de alto grau (Katral) já que não se faziam implantes intra-oculares;
  • De 70 a 80 a técnica passou a ser extra-capsular programada com uma incisão de 10 a 12mm. A partir de 80 começaram a aparecer os implantes intra-oculares com lentes rígidas;
  • No final da década de 80, a técnica de rotina passou a ser a facoemulsificação com extração do cristalino acometido por uma incisão de 3,75 mm, mas que não era suficiente para o implante da lente, ainda rígida, sendo necessário ampliar a incisão para 6mm.
  • Em 1990, a lente dobrável chegou ao mercado e o invento culminou na mudança profunda na técnica cirúrgica utilizada até então. Apesar de complexo, o procedimento passou a ser realizado com anestesia local, alta do paciente horas após a operação e melhores resultados alcançados.

Mas o grande marco inovador chega em 2013, com o uso do laser de femtosegundo para a cirurgia de catarata com o equipamento LenSx® Laser da Alcon.

As vantagens do LenSx® Laser da Alcon.

Desenvolvido para trazer um alto nível de precisão e reprodutibilidade, o laser de femtosegundo possibilita a fragmentação do núcleo do cristalino com redução dos níveis de energia. Os aspectos desafiadores do procedimento ganharam, com o equipamento, aumento de desempenho graças ao controle das imagens e da profundidade das incisões na córnea com alta precisão. Além disso, o aparelho permite a personalização do método para cada cirurgião que o utiliza, a precisão do laser na circunferência da abertura da cápsula anterior do cristalino (capsulotomia) e o melhor posicionamento do implante. O equipamento ainda reduz em 43% o uso de energia e 51% o tempo de aspiração em comparação ao método tradicional.

Como preparo para a cirurgia, o LensX® Laser realiza OCT de alta resolução com scan circular de 360o que permite capturar o máximo de desvio das lentes e scan linear com cortes transversais com até 8.5mm de profundidade sem sobreposição de imagens. A combinação dessas imagens garante o posicionamento preciso do laser nas etapas cirúrgicas com auto centralização e processamento de imagem altamente eficientes.

Já na cirurgia, a interface do paciente, feita em material flexível, é acoplada ao olho. Este material minimiza a distorção corneana, reduz a pressão intraocular e fixa melhor o olho para maior controle de movimentos, em comparação às demais técnicas e interfaces.

Depois de ajustados os parâmetros e alinhadas as imagens 3D da OCT, são feitas as incisões à laser, a capsulotomia,  a fragmentação do cristalino – que também poderá ter padrões personalizados pelo cirurgião tornando a remoção mais eficiente e com pouca ou nenhuma energia ultrassônica.

Em conclusão, essa nova tecnologia permite uma cirurgia mais precisa, segura, com menor tempo de execução e recuperação mais rápida do paciente além de resultados mais previsíveis.

Sugiro a visualização deste vídeo, ele mostra como é realizada a cirurgia com o LenSx® Laser em comparação com a cirurgia convencional.


Deixe seu comentário

Comentários para "As vantagens de usar LenSx® Laser na cirurgia de Catarata"

Aproveite e seja o primeiro a comentar!