Rua Pinheiro Guimarães, 43 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ faleconosco@oftalmorio.com.br (21) 3043-0200

Por que algumas pessoas têm olhos de cores diferentes?

23/01/2017


Por que algumas pessoas têm olhos de cores diferentes?

Já reparou que algumas pessoas têm um olho de cor diferente do outro? Algumas celebridades como os atores Mila Kunis e Henry Cavill têm esta anomalia ocular, que chama muita atenção e desperta a curiosidade das pessoas.

 

A alteração nas cores dos olhos, também chamada de heterocromia ocular, que se dá também em animais, é causada pelo excesso ou falta de melanina, podendo ocorrer por fatores genéticos, por alguma patologia ou até mesmo por algum impacto físico.

 

Existem três tipos de heterocromia ocular, mas não desperta maiores preocupações por setratar de uma anomalia benigna.

 

Heterocromia ocular completa – ela ocorre quando cada olho possui uma cor diferente da do outro.

 

Heterocromia ocular setorial – neste caso, há uma diferença de cores na mesma íris. Ou seja, é possível ver duas tonalidades diferentes em um mesmo olho, sendo uma delas sempre dominante, sendo a que mais aparece.

 

Heterocromia ocular central – popularmente chamado de “olho de gato”, é quando apenas um dos olhos apresenta duas cores. Diferente da setorial, a central diferencia-se por apresentar um arco de cor dourada ao redor da pupila ou nas bordas da íris.

 

Como tratar

 

Caso a criança apresente heterocromia desde pequena, o mais indicado é levá-la ao pediatra para que seja avaliada pois essa modificação pode estar ligada a alguma doença congênita.

 

Se os olhos começarem a mudar de cor sem razão aparente na fase adulta, procureum médico especialista para saber a causa da heterocromia ocular.


Deixe seu comentário

Comentários para "Por que algumas pessoas têm olhos de cores diferentes?"

Aproveite e seja o primeiro a comentar!